Nosso jeito
Fatores humanos
Em nossa terra, a agricultura é a principal fonte de renda. São famílias de pequenos produtores que dedicam suas vidas, conhecimentos e paixões para a cafeicultura, fazendo dela um importante vetor para distribuição de renda para toda a região.
Exemplo de união, nossos produtores formam uma comunidade engajada que promove ações sociais, ambientais e humanitárias que fortalecem as raízes do pertencimento e ajudam a alcançar melhorias para todo o Caparaó.
E essa união se dá pelo cultivo de cafés especiais, que melhoram a qualidade de vida das diversas pessoas envolvidas no processo, revigorando os laços familiares, diminuindo o êxodo rural, possibilitando a sucessão familiar e, em alguns casos, conferindo mais representatividade às mulheres.
Colheita / Pós-colheita
Ambiência inovadora
As lideranças da região do Caparaó investem em pesquisas, desenvolvem técnicas e aprimoram seus produtos e serviços. Ao compartilhar esse conhecimento, elas inspiram melhorias e promovem um ambiente de inovação e contribuem para elevar a qualidade do café produzido na região compreendida pela Denominação de Origem Caparaó.
Nosso jeito
Colheita/ Pós-colheita
- Escolhemos a variedade de café adequada a cada localidade;
- Separamos as lavouras em talhões identificados;
- Realizamos a colheita e pós-colheita por lotes de café;
- A colheita é realizada de Maio até Dezembro;
- Investimos em infraestrutura de secagem que é adaptada à região;
- Avaliamos nossos cafés com frequência, fisicamente e sensorialmente, para conhecer cada vez mais suas propriedades e acompanhar a evolução da qualidade;
- Participamos de ações coletivas, como capacitações e eventos, para fortalecer a união.
Dedicação
Cultivando e colhendo bons frutos
Abraçamos a natureza e fomos abençoados por ela. Essa bênção está refletida em nosso modo de ser, de viver e no desenvolvimento econômico da região:
Pequenos produtores
Em sua maioria, a região do Caparaó é composta por famílias de pequenos produtores que têm a agricultura como principal atividade. A cafeicultura é, portanto, um importante vetor para distribuição de renda na região.
Senso de coletividade
As famílias cafeicultoras do Caparaó formam uma comunidade engajada, promovendo ações sociais, ambientais e humanitárias que destacam o pertencimento e ajudam a alcançar melhorias para a região.
Base familiar
O cultivo de cafés especiais no Caparaó melhora a qualidade de vida das famílias produtoras, mantendo-as unidas. A atividade diminui o êxodo rural e possibilita a sucessão familiar.
Ecossistema de valor
A produção de café impulsiona um grande número de setores. Gerando emprego, distribuição de renda e ajudando a melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.
Sempre aprendendo
Para atingir todo seu potencial, a produção de cafés especiais demanda investimento em estudos e muita dedicação em cada etapa dos processos, do cultivo à pós-colheita.
Procedência garantida
Os cafés classificados sob a D.O. do Caparaó apresentam rastreabilidade que protege e certifica a procedência, a singularidade dos grãos e dos processos de produção.
Respeito ao meio ambiente
As famílias produtoras estão aprimorando, dia após dia, o cultivo e o manejo dos cafés especiais aliado à conservação da biodiversidade local.
Cuidado
Temos um forte vínculo com o Parque Nacional do Caparaó, unidade de conservação que une Minas Gerais e Espírito Santo e confere benefícios e notoriedade para toda a região.
Orgulho de ser Caparaó
A cultura dos cafés especiais no Caparaó renovou o orgulho de ser produtor rural e de pertencer à região, gerando oportunidades para os cafeicultores empreenderem e prosperarem.
Ambiência inovadora
As lideranças da região do Caparaó investem em pesquisas, desenvolvem técnicas e aprimoram seus produtos e serviços. Ao compartilhar esse conhecimento, elas inspiram melhorias e promovem um ambiente de inovação e contribuem para elevar a qualidade do café produzido na região compreendida pela Denominação de Origem Caparaó.