O que é Denominação
de Origem?
Antes de falarmos sobre D.O., vamos compreender o que é uma Indicação Geográfica.
Uma Indicação Geográfica (IG) é conferida a um produto como originário de certo local, região ou país, agregando identidade própria, valor e o diferenciando de seus similares no mercado. Uma Indicação Geográfica pode ser reconhecida de duas modalidades:
Indicação de Procedência (I.P.):
Uma Indicação de Procedência é o nome dado a um país, cidade ou região que tenha adquirido fama e reputação pela produção ou extração de um produto, independentemente de suas características ou fatores de produção.
Denominação de Origem (D.O.):
Uma Denominação de Origem é o nome dado a um país, cidade ou região que se tenha um produto que se torna conhecido por suas características únicas, sendo elas resultantes de fatores geográficos e/ou humanos encontrados apenas em determinada região.
Selo da Denominação de Origem
As embalagens de café cru e/ou torrado, produzido na Denominação de Origem Caparaó, serão identificadas por meio de rótulos, tags, etiquetas e/ou lacres conforme a imagem acima, com número de registro para cada lote.
A IG do Café do Caparaó se constitui como D.O., indicando, portanto, a origem e a qualidade dos grãos da nossa região. Para compradores e consumidores, o café com selo é a garantia da origem e comprovação do cuidado, da dedicação e da qualidade.
Proteção da origem
Proteção da origem
O selo de Denominação de Origem ajuda a proteger o patrimônio da região, evitando que o nome da área seja usado de forma indevida e ajudando a proteger a reputação.
Assim, cuidar da identidade dos nossos cafés é valorizar nossa cultura, nosso modo de fazer e quem produz, para que você desfrute da qualidade que o Caparaó oferece.
CET
Caderno de Especificações Técnicas (CET)
Existem requisitos que regulam a utilização da Denominação de Origem Caparaó, permitindo uma maior proteção ao valor e ao patrimônio da origem.
São requisitos que vão englobar os processos de produção, avaliação física e sensorial do café, rastreabilidade do lote, além do cumprimento à legislação brasileira, principalmente no que tange às questões ambientais, sociais e trabalhistas.
Todos os cafés são submetidos às classificações físicas e sensoriais para cafés especiais, de acordo com o Protocolo da SCA.
RASTREABILIDADE
Viva o patrimônio do Caparaó
Por meio da rastreabilidade, o consumidor final obtém as informações do lote, como nome do produtor, localização da propriedade, variedade do café, talhão e processo de secagem entre outras. Através do código QR ou do número de registro que estará inserido no selo da D.O., o consumidor terá acesso, inclusive, ao laudo técnico atestando a qualidade física e sensorial daquele lote.